terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PRESENÇA CCF - Palestra Cortella

Estive
presente hoje(16/02/2016) no nosso Palácio das Artes-PDA, onde ao lado da Presidente da Associação Amigos do Tude Bastos-Sítio do Campo Solange hermínia Voigtmansberger, e de sua Vice-Presidente Severina Gonçalo da Silva, assisti mais uma edição da Revisão do Plano Diretor 2017-2026 cujo foco foi:
NOSSA CIDADE PRECISA DE VOCÊ PARA FICAR AINDA MELHOR
Essas revisões objetivam determinar os rumos de Praia Grande-SP para os próximos anos.
Estive presente nesta Revisão enquanto munícipe interessado no destino futuro da minha cidade, e também como presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP, e Diretor Social e Cultural da Associação Amigos do Tude Bastos-Sítio do Campo.


Esta edição contou com a palestra do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro Mário Sérgio Cortella, que nos brindou com a palestra: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO


O riso rolou solto, mas a cada palavra o Professor Cortella exigiu de nós uma reflexão.
Numa de suas reflexivas:
"Será vergonhoso para a geração atual permitir que o o que está ai prospere..."
Pensei em alguns amigos formadores de opinião, que estão mornos diante dos problemas pelos quais o Brasil passa, e a estes deixo aqui o alerta do Mestre Cortella retirado do Apocalipse (último livro da Bíblia dos cristãos), capítulo 3, versículos 15 e 16:Deus vomitará os mornos
Quem esteve na palestra sage que antes da apologia religiosa, esta mensagem é uma apologia a sabedoria, a experiência de vida, e a capacidade de nos levar a pensar no nosso papel diante da nossa sociedade.
Inspirado pela dissertação do palestrante sobre as nossas banalidades, atrevi-me ali mesmo a escrever a sentença abaixo:
"QUANDO TUDO SE TORNA BANAL, SURGE O MARGINAL CULTURAL, O MARGINAL POLÍTICO, E O MARGINAL SOCIAL(CCF)"
Ovacionado
pelos presentes, o Professor Cortella não terminou a sua palestra e foi embora,  ficou até ao final da exposição feita pela nossa Secretária de Educação Claudia Meirelles, com dados importantes sobre a educação do nosso município.

Depois, todos puderam tirar uma foto com ele! E nós não perdemos a oportunidade.

A próxima edição da Revisão do Plano diretor 2017-2016, abordará a saúde, e terá a palestra do 
    Dr
    Drauzio Varella
    Médico
    Drauzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar, conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programas de rádio e TV. 
    Imperdível.

2 comentários:

  1. Posso dizer que reqlmente valeu a pena, Cortela disse disse rudo da forma como penso, que nossa casa é o berço da educação dos filhosn a escola é tão somente um COMPLEMENTO dela!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Praia Grande, temos um palácio que não é só para ser visto de longe. É realmente um espaço cultural, um referencial a mais para uma estância balneária. Parabéns por todos os eventos, a presença de Leandro Karnal e Mário Sérgio Cortella não só abrilhantaram este trabalho social do Palácio das Artes, como deram aos habitantes de Praia Grande e baixada Santista a oportunidade de assistir a palestras significativas e incentivadoras para continuar a desenvolver trabalhos em prol da sociedade local.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Ele, agrega valor ao meu texto.

MADE IN CORREA

MADE IN CORREA
CCF

BIOGRAFIA

CELSO CORRÊA DE FREITAS-CCF

Nascido em Itaperuna, RJ aos 26 de agosto de 1954.

Reside em Praia Grande desde Fevereiro de 1996. Colaborador ativo nos jornais e demais meios de comunicações (Blogs e Sites), através dos seus artigos e inserções. Sua classificação no 1º Concurso de Poesias Fernando Pessoa lhe permitiu participar da antologia "Poesia e Liberdade" que lhe abriu as portas para sua segunda antologia "Poesia e Amor" e sedimentou a sua posição no cenário poético com o livro "Poeta, Profissão: Homem", "Destino em Transição" e a Antologia " São Paulo-450 anos em Prosa e Versos". Sendo autor também dos livretos "SÍTIO DO CAMPO EM CORDEL" e "OS PORTAIS DE MIM" e colaborou no projeto educacional que gerou o livreto "OS POETAS DA EJA".

Dados: Diploma de “O GRANDE PENSADOR” concedido pelo site http://www.paralerepensar.com.br/ em 30/05/2008.

Texto do mês (Indicação do Editor) concedido pela Revista Eletrônica Sinceridade do Rio de Janeiro, para a crônica “Se Voltaire voltasse e aqui votasse”.

Membro ativo da Escola de Pais de Brasil-Praia Grande e Instituto Oromilade.

Representante de Praia Grande na etapa regional do Mapa Cultural Paulista - 2009

Representante de Praia Grande como Delegado, na Conferência Estadual de Cultura em 2009, que aconteceu no Memorial América Latina em São Paulo-SP

Presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP.