domingo, 20 de junho de 2010

O EXILADO DE LANZAROTE

Meu avô tinha algo em comum com o avô daquele que em 1993, exilou-se por vontade própria em Lanzarote nas ilhas Canárias.


Meu avô, analfabeto e inculto, era dotado de uma sabedoria universal inexplicável. Não foi à toa que ele foi o homem mais importante da minha vida, pelas lições e exemplos que ao longo desta minha existência muito me serviram para os enfrentamentos que tive e continuo tendo com o mundo.

Não estou a altura desse que em 18/06/2010, no exílio e em Paz, deixou a Língua Portuguesa órfã, mas tal como ele, eu sou Escritor e Poeta, praticando o que me foi ensinado pelo meu inesquecível avô.

Com quem aprendi a ter amor pela vida e pelo verbo.

O avô desse Nobel exilado chamava-se Jerônimo Meirinho de Souza e o meu Antônio Corrêa Branco.

Os homens de hoje, não cultuam a memória de seus avós. Isso explica suas vidas vazias, suas crenças inúteis, suas palavras impróprias e suas ações sem sentido.

Imortal José Saramago!

”Fico cá com os versos meus


A lhe dizer de forma simples


Luso Poeta do mundo, ADEUS!”

Celso Corrêa de Freitas
CCF
Às 23h45min do dia 19/06/2010

Um comentário:

  1. Esta referência ao avô, ligou-me diretamente ao meu que já partiu hà tantos anos. foi uma das pessoas mais importantes da minha vida. Dele, vivem na minha memoria historias, carinhos, honestidade, empenho... um grande valor humano, o que me dificulta um pouco a selecionar pessoas para o meu circulo da vida.
    Este foi o texto que escrevi, quando Saramago partiu e quando, infelizmente, ele foi bombardeado por tantos portugueses:
    "-José Saramago, quanta polémica, quanto minuto gasto mesmo por aqueles que dizem não gostar dele. Quem tem amigos, aqueles amigos de verdade, com quem tudo se pode falar e que duram para sempre porque fazem parte de nós? E porquê? Porque entre amigos assim reina a liberdade. Mesmo que por vezes sejam acesos os dialogos se cada um estiver convito no que acredita, sem excluir a ideia de que os outros possam pensar diferente,as diferenças contribuirão para o crescimento pessoal de cada um. Gosto do que José Saramago deixou escrito. Afinal o que coloca ele em causa? Que o mundo gira em sentido contrario na luta contra a fome, contra a guerra, contra a falta de coragem de dizer: eu não acredito nisso, mas nisto? As memorias dele, tudo o que o movimentou foi impulsionado pelas suas humildes raízes em que ele afirmou que se voltasse a ser criança escolheria a mesma infancia, sem querer fazer da pobreza que conheceu uma bandeira. No entanto ele não esqueceu e foi sempre bem patente na sua preocupação em denunciar a desigualdade. Expôs as suas ideias em relação a Deus? Ele mesmo reconheceu que pelo menos uma vez se excedeu, sem nunca deixar de se mostrar firme no que acreditava. Quem nunca errou? Vive tão convencido assim, aquele que acredita em Deus ou pertence a alguma religião que é perfeito? Reconhecerá o ser humano o direito à liberdade de expressão e de sentir, um direito reservado para si?. Onde está o merito de gostarmos do que é igual a nos? Facil demais, penso eu. A natureza, o mundo animal é das coisas mais lindas que conheço e no entanto quantas diferenças existem e controversamente, como se completam! Para mim Saramago foi isso: um homem que pensou e disse o que pensava, sem se incomodar se estava a ser diferente. Cabe a quem o lê saber escutar essa diferença, sem por em perigo o que acredita. Quantos politicos tratam mal, com um sorriso bem educado e palavras floreadas aaqueles pais que deixam de dormir de noite a contar os centimos, para ver se chega para comprar o pão para casa, enquanto esbanjam descaradamente, olhando-nos nos olhos? Quem chama respeito a isso?"

    Fernanda

    Parabens pelo texto, pela referencia e pelas memorias...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Ele, agrega valor ao meu texto.

MADE IN CORREA

MADE IN CORREA
CCF

BIOGRAFIA

CELSO CORRÊA DE FREITAS-CCF

Nascido em Itaperuna, RJ aos 26 de agosto de 1954.

Reside em Praia Grande desde Fevereiro de 1996. Colaborador ativo nos jornais e demais meios de comunicações (Blogs e Sites), através dos seus artigos e inserções. Sua classificação no 1º Concurso de Poesias Fernando Pessoa lhe permitiu participar da antologia "Poesia e Liberdade" que lhe abriu as portas para sua segunda antologia "Poesia e Amor" e sedimentou a sua posição no cenário poético com o livro "Poeta, Profissão: Homem", "Destino em Transição" e a Antologia " São Paulo-450 anos em Prosa e Versos". Sendo autor também dos livretos "SÍTIO DO CAMPO EM CORDEL" e "OS PORTAIS DE MIM" e colaborou no projeto educacional que gerou o livreto "OS POETAS DA EJA".

Dados: Diploma de “O GRANDE PENSADOR” concedido pelo site http://www.paralerepensar.com.br/ em 30/05/2008.

Texto do mês (Indicação do Editor) concedido pela Revista Eletrônica Sinceridade do Rio de Janeiro, para a crônica “Se Voltaire voltasse e aqui votasse”.

Membro ativo da Escola de Pais de Brasil-Praia Grande e Instituto Oromilade.

Representante de Praia Grande na etapa regional do Mapa Cultural Paulista - 2009

Representante de Praia Grande como Delegado, na Conferência Estadual de Cultura em 2009, que aconteceu no Memorial América Latina em São Paulo-SP

Presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP.